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Tendências de design gráfico em 2023: o que está dominando e por quê?


As tendências de design gráfico para 2023, assim como as tendências anteriores, são influenciadas por acontecimentos sociais; em 2022, as tendências de design foram mais conservadoras em resposta à pandemia e, em 2023, as tendências são futuristas à medida que a realidade virtual ganha terreno. Pense em metaverso e você terá uma ideia de como o mundo virtual está se tornando assertivo.


Existem outros concorrentes também, a saber: fotografia inclusiva e a tendência atemporal, mas muito apreciada, do design minimalista.


Abaixo estão 8 tendências de design gráfico que você deve esperar para 2023.


1. Realidade virtual


Fonte: Adobe.com

A capacidade de criar mundos além da nossa realidade física está crescendo e o mercado de produtos virtuais é imenso. Os produtos virtuais não tem uso apenas nos países desenvolvidos; em países em desenvolvimento, como a Nigéria, está se entrando no cenário virtual com empresas indígenas como a Akowe , oferecendo soluções de blockchain para armazenar credenciais.


Essas atividades criam uma demanda por um estilo exclusivo para o cenário virtual e os designers não estão fugindo desse desafio em 2023. Podemos esperar ver mais designs virtuais neste ano, à medida que mais empresas existentes e novas se voltam para a digitalização de suas ofertas.


Fonte: pexels.com

2. 3D


Fonte: Eslam mhd See More

O seguimento de projetos virtuais é a integração de elementos 3D, ou seja, objetos tridimensionais em forma feitos para parecer maior que a realidade.


Essa tendência não se limita apenas às obras de arte digital, as obras arquitetônicas também se beneficiam delas. O apelo dos designs 3D está em seu realismo, que apresenta previsões em um estado quase finalizado.


Estranhamente, alguns anos atrás, o 3D como tendência seria impossível! Mas hoje, com softwares de renderização 3D fáceis como o Tinkercad , mais pessoas estão produzindo conceitos em formas que parecem realistas e "palpáveis".


3. Imagens geradas por IA


Fonte: Steve Johnson/Unsplash

Em 2022, o software de geração de imagens DALL-E foi introduzido no espaço criativo.


Sua capacidade de gerar imagens com base em consultas chamadas prompts tornou-as uma ferramenta útil para a criação de obras de arte imaginativas. Empresas como a Heinz já usam o DALL-E para suas campanhas de marketing e uma olhada nas imagens revela uma coisa: imagens geradas por IA não são enganosas.


No entanto, muitos criativos questionam cada vez mais se a IA é uma ameaça aos seus empregos, Empresas como a Microsoft e a Notion estão cada vez mais integrando máquinas geradoras de arte em seus programas.


Os geradores de imagens AI já estão ganhando concursos de fotografia. Podemos esperar que seu uso aumente em 2023.


Preocupado com a IA substituindo os designers gráficos? Não seja. Seu uso certamente aumentará em 2023, mas por muito tempo a mente do design para a concepção será uma tendência dominante (e provavelmente, atemporal).


4. Gráficos em movimento


Fonte: justcreative.com

Longe da arte gerada por algoritmos, há uma tendência que não é influenciada pela revolução social ou pela tecnologia, mas pelo marketing - gráficos em movimento.


De acordo com uma pesquisa com 3,7 milhões de pessoas, tweets com conteúdo em movimento, como Gifs, receberam 55% mais taxa de engajamento e e-mails com visuais dinâmicos receberam 73% mais engajamento.


2023 será um ano difícil para os profissionais de marketing, pois eles competem por atenção em um ambiente de distração.


Você pode esperar ver mais conteúdo de movimento em sua tela em 2023.



5. Visuais inclusivos


Como dito anteriormente, as tendências são resultado de acontecimentos sociais e um acontecimento mais notável após casos como o caso do assassinato de George Flyod, em 2020, é a inclusão. Todas as marcas em conjunto com essa tendência agora estão ansiosas para mostrar sua diversidade.


É comum ver marcas retratando seções marginalizadas da sociedade utilizando seus produtos; O Google inclui continuamente pessoas em situações que não esperamos e outras, como a Mastercard, em sua campanha de cartão de toque cego, apresentam seções da população que lutam com dificuldades, por exemplo, cegueira.


A famosa marca africana Sheleads Africa também é famosa por usar imagens inclusivas para mostrar seu estande inclusivo.


À medida que as marcas se tornam mais conscientes de representar os membros em dificuldades da sociedade, a fotografia inclusiva só deve crescer em 2023.


6. Formas abstratas ousadas


Fonte: Justcreative See More

Formas abstratas arrojadas são uma tendência de design gráfico que dominará 2023. Elas fornecem uma camada extra de textura aos designs sem distrair os usuários do conteúdo principal. Sua natureza abstrata parece ousada e é preferida por marcas que buscam um apelo moderno.


fonte: Fairmoney.ng

A Fairmoney, uma empresa de empréstimos nigeriana, usa formas abstratas em seu site para criar um plano de fundo interessante, mas sem distrações.



7. Minimalismo


Fonte: awwards

O minimalismo não é um novo estilo de design, mas é uma tendência de design que permanecerá além de 2022. Por que isso?


Simples... o minimalismo é atemporal e são poucas as tendências que oferecem um design organizado que diz uma coisa de cada vez!


Em um mundo onde as distrações são normais, o minimalismo continua sendo uma aprovação aliviadora.


8. Retro-ilustrações


Fonte: Pavlov See More

Experiências personalizadas e conexões mais próximas com os clientes são alguns dos motivos pelos quais as ilustrações são usadas pelas marcas.


Ninguém sabe como as ilustrações se tornaram uma tendência atemporal, mas seu avanço mais notável foi em 2017 do Slack e do Facebook durante suas atividades de branding. Avançando para 2022 e pensando no futuro, estamos utilizando ilustrações para adicionar toques pessoais às suas mensagens para se comunicar de maneira divertida.



Essas tendências são importantes?


Seguir uma tendência de design ajudará você a criar uma marca memorável? Isso ajudará você a se destacar? Ou você deve exercer a liberdade criativa?


A resposta está no objetivo. As tendências de design refletem os tempos que vivemos e certos projetos exigirão que os designs estejam atrelados a essa realidade.


Um bom exemplo de design ligado à realidade é a tipografia 'Colonial Bastard' de Osmond Tshuma , criada para retratar o lado negro do colonialismo. Outro exemplo seria olayekan juliofous , que retrata estados como Lagos em um cenário futurista para retratar o efeito da urbanização na África.


Quer você seja a favor de uma tendência de design ou não, conhecer as tendências de design presentes em 2023 é um guia seguro para quebrá-las.


Aqui vão novamente as tendências citadas, para lembrarmos:

  • Realidade virtual

  • 3D

  • Imagens geradas por IA

  • gráficos em movimento

  • Visuais inclusivos

  • Formas abstratas ousadas

  • Minimalismo

  • Retro-ilustrações

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