Cada marca deve contar visualmente a sua história. Existem diversos elementos visuais a serem explorados.
A visão é o sentido mais relevante nas percepções das pessoas, e por isso o design é um aspecto muito importante na construção de uma marca. Ele fala rapidamente com o público sobre ela e conta visualmente sua história.
As identidades visuais podem explorar diversos elementos de design. Veja a seguir cada um deles.
COMPONENTES PRINCIPAIS
1. Paleta de cores
A cor é sem dúvida uma das partes mais importantes de qualquer identidade visual. O esquema de cores da sua marca tem uma forte influência na impressão que um cliente tem da sua marca e geralmente é a primeira coisa que eles percebem. Uma paleta de cores ruim pode afastar os clientes, enquanto uma paleta excelente pode reforçar os valores da sua marca e fazer com que os clientes se sintam em casa.
Parece algo simples de se escolher, irrelevante. Mas as cores falam muito sobre uma marca. Considere o humor e as emoções que você deseja que seus clientes sintam em relação à sua marca, bem como os comportamentos que você deseja influenciar.
2. Tipografia
Escolher as fontes certas para sua marca tem um impacto direto na forma como seu conteúdo é consumido.
Considere o humor, legibilidade, formalidade e adaptabilidade dos tipos de letra para escolher o caminho certo. Em seguida, decida se você criará sua hierarquia tipográfica com um único tipo de letra ou se combinará duas ou mais fontes.
Se você decidir combinar tipos de letra, certifique-se de que suas combinações de fontes funcionem bem juntas e que ambas apoiem o humor e a imagem da sua marca. Cheque se o estilo de suas fontes corresponda ao estilo de outros elementos visuais que você escolher incorporar ao logotipo da sua marca, site e outros.
3. Logo
Considerando que o design do logotipo de um negócio aparece em praticamente tudo o que ele fazem, vale a pena gastar tempo e esforço para criar um que reflita com precisão os valores da marca. Decida que tipo de design de logotipo você deseja criar:
Lettermark - Logotipos de lettermark são compostos por uma abreviação do nome da empresa, como BBC ou UFC.
Wordmark - Logotipos de Wordmark incluem apenas texto, geralmente o nome da empresa.
Marca - Uma marca é uma representação pictórica da empresa, como o logotipo da Apple.
Marca de combinação - As marcas de combinação incluem uma representação pictórica da marca e o nome da empresa.
Com marcas mais novas, geralmente é melhor evitar um logotipo de marca, pois as pessoas ainda não associam uma representação pictórica à empresa.
A partir daí, você deve garantir que o design do logotipo da empresa crie o clima adequado para a marca. Considere a iconografia que você deseja usar, a proposta do negócio, a adequação ao público-alvo, os logotipos dos concorrentes e a longevidade do logotipo.
Os logotipos são um dos poucos elementos de design de uma empresa que raramente devem mudar. Considere o logotipo da Stella Artois, por exemplo; permaneceu praticamente inalterado desde meados dos anos 1300.
Dica profissional: Quando se trata de design de logotipo, quanto mais simples, melhor. Mackey Saturday, o designer de logotipos por trás do rebranding do Instagram em 2013, diz que um dos erros mais comuns de design de logotipo que as pessoas cometem é complicar demais o logotipo.
ELEMENTOS ADICIONAIS
1. Fotografia
As fotos são uma ótima abordagem para se conectar com seu público – o que significa que você deseja que elas se destaquem de seus concorrentes. Determine o estilo de qualquer fotografia usada para a marca, sejam fotos de produtos, fotos para anúncios ou conteúdo de mídia social. Pense no clima, nas cores usadas, se as fotos devem incluir pessoas ou não e outros aspectos. Idealmente, quando os clientes em potencial vêem as fotos da sua marca, eles devem ser capazes de reconhecê-la.
Dica profissional: uma maneira simples de dar às suas fotos uma aparência consistente é aplicar o mesmo filtro/efeito em todas as fotos.
2. Ilustração
Nem todas as marcas usam ilustrações, mas se você determinar que é a escolha certa para a identidade da sua marca, convém criar um sistema de ilustração exclusivo para a marca. Considere o estilo, humor, paleta de cores e conteúdo das ilustrações. Reserve um tempo para descobrir os conceitos mais relevantes para ilustrar e como essas ilustrações serão usadas. Isso moldará como você incorpora a ilustração ao design final da identidade da marca.
3. Iconografia
Os ícones são comumente usados em interfaces digitais como sites, aplicativos e softwares. Se você estiver projetando ícones como parte de uma marca, escolha um estilo de ícone que reforce o humor e os valores da marca. Assim como o design do seu logotipo, evite complicar demais os ícones da sua marca. Mantenha-os o mais simples possível, especialmente em tamanhos menores. Os melhores designs de ícones são formas simples e pictogramas que as pessoas podem identificar instantaneamente.
Diretrizes da marca
A identidade da sua marca deve ser claramente definida em um conjunto de diretrizes de marca, comumente chamado de manual de identidade visual. Também conhecido como livro de marca ou guia de estilo de marca, este manual é um documento que descreve a identidade visual de uma empresa para que possa ser aplicada de forma coesa.
Um guia de estilo de marca não inclui apenas os elementos visuais descritos acima, mas também como cada um desses elementos deve ser usado, individualmente ou em conjunto.
A consistência é a chave para estabelecer uma identidade de marca forte, e um guia de estilo de marca ajuda a garantir essa consistência. Essas diretrizes de marca devem ser facilmente acessíveis para qualquer pessoa que possa criar designs para sua marca, bem como para qualquer pessoa que possa usar os logotipos de sua marca (como afiliados).
Dica profissional: o manual de identidade visual obrigatoriamente precisa ser bem desenvolvido. E é único, deve ser inalterado por um longo período. Portanto, é importante ter esse material desenvolvido por especialistas no assunto. A Ch34 tem grande experiência na área e está a disposição para ajudar qualquer negócio a estruturar sua identidade visual.