Os logotipos estão por toda parte. Dê uma olhada ao seu redor e provavelmente você encontrará alguns em suas roupas, no seu smartphone ou na sua garrafa de água.
De forma geral, logotipo e logo significam a mesma coisa: uma representação visual com o objetivo de identificar uma marca específica. Alguns designers consideram que logo é só o símbolo e logotipo, o símbolo com o nome da marca. Mas isso não é um consenso.
O que é consenso é que um bom logo tem um impacto poderoso, ajudando a marca a se destacar em qualquer meio de comunicação com seus clientes em potencial.
Os tipos de logotipos
Existem sete tipos diferentes de logotipos, que podem ser categorizados por: emblemas, representações pictóricas, logotipo de letras, monogramas, letras individuais (letterforms), abstratos, mascotes e logotipos combinados.
Emblemas
Este é o tipo mais antigo de logotipo: pense em brasões, monarquias. Um emblema é um texto dentro de um limite geométrico de um símbolo. Eles são memoráveis e conferem um ar de tradicionalismo à marca. Eles também dão a impressão de que a sua empresa existe há muitos anos e de que não irá a lugar nenhum tão cedo.
O problema é que esse tipo de logo não permite escalabilidade: cheio de mínimos detalhes, emblemas podem não ficar visualmente bonitos ou legíveis se tiverem a resolução reduzida.
Representação pictórica (ou gráfica) da marca
As representações pictóricas são um símbolo ou ícone gráfico que, geralmente, representa um objeto do mundo real. É algo simples e direto. Esse objeto pode se referir ao que a empresa produz ou fazer uma referência ao seu nome. Por exemplo a Apple, que tem seu nome literalmente traduzido graficamente com uma maçã. Ou a indústria de combustível Shell (concha, em português), que tem uma representação gráfica de uma concha. Já a emissora de TV Globo, tem um círculo e no centro um retângulo que faz alusão à tela de uma televisão. Esses exemplos têm algo em comum: são marcas consagradas o suficiente para serem reconhecidas apenas com um símbolo.
Assim, se a marca é nova, recém lançada no mercado, esse tipo de logo pode não comunicar totalmente com o público alvo. A Starbucks adotou um logotipo com o nome seu nome no início, em 1971, e só em 2011 adotou a representação pictórica.
Linha do tempo da evolução do logotipo da cafeteria Starbucks que começou em 1971 com um logo com emblema. A partir de 2011, adotou apenas um logotipo pictórico cuja representação gráfica é uma sereia.
No vídeo abaixo, o site norte-americano Fast Company mostra (em inglês) essa evolução do logotipo da Starbucks:
Logotipos de texto ou Wordmarks
Dentre os tipos de logotipo mais marcantes, temos os wordmarks ou logos de texto, em tradução livre. Uma vez que a principal característica do design desse tipo de logo é a tipografia, investe-se em uma fonte especialmente projetada para a marca. É o estilo e a cor das fontes que entregam toda a identidade da sua marca.
Um exemplo nacional é o da marca Havaianas, que se tornou sinônimo de chinelos no Brasil.
O logotipo da empresa é um wordmark simples, mas com personalidade: as letras minúsculas, em uma fonte que lembra a escrita à mão é amigável. A cauda de um dos “as” vira para cima formando um sorriso e reafirmando a personalidade calorosa e convidativa da marca.
Esses logos também ajudam novos negócios que precisam de reconhecimento rápido, ou se um nome pessoal dá o nome da marca.
Monogramas ou lettermarks
Monogramas são uma maneira de reduzir o nome da marca a um acrônimo. Pegue as iniciais de cada palavra do nome da marca e pronto: o logotipo está pronto.
A NASA, por exemplo, é a abreviação de National Aeronautics and Space Administration e usa uma sigla escrita em uma fonte futurista e única.
Porém, se a empresa nova no mercado, usar esse tipo de logo pode confundir o público. Mas esta situação tem uma solução fácil. Abaixo do monograma, insira o nome completo da marca.
Letras individuais ou letterforms
As letras individuais são ainda mais minimalistas que os monogramas e usam uma única letra como logotipo. Muitas vezes, as marcas terão uma versão adicional de logotipo incluindo o nome completo da empresa (wordmark, conforme explicado acima), para ser usado em diferentes ocasiões. A Netflix, por exemplo, exibe a versão usando apenas o “N” em algumas comunicações publicitárias. O “N” foi adotado em 2016, para ser usado como favicon: palavra originada de favorite e icon (favorito e ícone, em português). Os favicons são pequenas imagens que ficam guardados no site para visualização pelo navegador. Geralmente são utilizados como logotipos em tamanho reduzido, nos sites de empresas, entidades e marcas quaisquer.
Abstratos
O próximo da lista é o logotipo abstrato, que é feito usando uma imagem, apenas. É uma representação visual de um sentimento que deseja que a marca evoque.
A marca abstrata usa uma forma visual para transmitir uma grande ideia ou um atributo. Porém, podem causa ambiguidade na interpretação – o que muitas vezes é algo estratégico e funciona bem para grandes empresas que têm diversas divisões.
Mais uma vez, essa é escolha arriscada quando a marca é nova no mercado, pois nem todos interpretam uma representação abstrata da mesma maneira. Ainda assim, com uma boa estratégia de comunicação e branding por trás disso, esse logotipo pode diferenciar a marca dos concorrentes. Por exemplo, os notórios logos do Airbnb e Pepsi, que às vezes são acompanhados de seus nomes de marca, mas mesmo sem eles, são reconhecidos imediatamente
Mascotes
São imagens de uma personagem ou pessoa que agem como uma representação visual da sua empresa. Pense nelas como um "porta-voz" da marca, pois grande parte da sua publicidade será centrada nelas.
Os mascotes dão ao público aquela sensação de acolhimento, que leva à criação de uma marca distintamente memorável.
O mascote escolhido para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil foi o Fuleco, um tatu. Além de promover o esporte, a criação do Fuleco teve como objetivo conscientizar e sensibilizar o público sobre a importância do cuidado com o meio-ambiente.
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