Atualmente, existem cinco gerações de idade que consomem produtos digitais:
geração alfa
geração Z (zoomers)
geração Y (millennials)
geração X (baby boomers)
geração silenciosa
Obviamente, cada um desses grupos tem suas próprias expectativas e requisitos para a interface do usuário. Não é preciso reinventar a roda, as peculiaridades de cada formam padrões há tempos definidos por estudos de psicólogos no mundo inteiro. Veja só a seguir.
Geração Alfa
A geração Alpha hoje é considerada para os filhos dos millennials e filhos dos representantes da geração X. Na verdade, esses são todos aqueles que nasceram em meados dos anos 2010 e depois. Essas pessoas estão cercadas por produtos digitais inteligentes desde o berço, para que possam navegar facilmente por interfaces de usuário primitivas. Desenvolvedores que querem agradá-los têm outro problema: manter sua atenção.
Atributos básicos da interface do usuário para a geração Alpha:
atratividade. É muito importante garantir que sua interface consiga prender a atenção dos usuários — cores brilhantes, fontes personalizadas, animações, ilustrações, vídeos e gamificação são ideais para isso;
brevidade. A funcionalidade deve ser inequívoca e minimalista, pois a curva de aprendizado aceitável para esse público-alvo é íngreme;
visualização. Tente usar menos palavras e, se possível, substitua-as por ícones;
emotividade e interatividade. Forneça uma resposta emocional da interface para cada ação do usuário direcionada.
Geração Z
As crianças, crianças e adolescentes de hoje são chamados de “Geração Z”. Esta categoria inclui todos os nascidos após 2000. Eles não são como seus pais: têm necessidades de vida diferentes, fontes de motivação e formas de interagir com o mundo (em particular, na internet). A auto-expressão para esta geração é fundamental. É por isso que as redes sociais se tornaram seu principal habitat no espaço digital.
Principais atributos da interface do usuário para esta geração:
alta tecnologia. Crianças e adolescentes gostam de se envolver em tecnologias digitais avançadas, então você deve criar uma experiência de usuário com esses “sinos e assobios” em mente;
prova social. Permita que seus usuários compartilhem sua experiência dentro do seu produto digital através das redes sociais;
jargão. Esteja na mesma sintonia com seus usuários — use palavras familiares à geração deles;
costumização. Capacite seu público-alvo a se expressar personalizando sua solução digital.
Geração Y
Os millennials são pessoas nascidas no período de 1984 a 2000 (de acordo com outras fontes — 1981 a 1996). Os limites das gerações são muitas vezes indistintos, uma vez que a própria “geração” é um fenômeno intuitivo. Muitos deles passaram a infância, se não completamente sem aparelhos digitais, mas, muito provavelmente, com sua participação mínima. Portanto, relacionamentos lógicos na interface para esse grupo de usuários podem ser construídos com base no esqueuomorfismo.
Principais dicas para construir a interface do usuário para esta geração:
designações de texto. Ao contrário de um público-alvo mais jovem, os millennials preferem texto a imagens;
conveniência. Quanto mais rápido o usuário puder concluir a ação de destino, melhor. Essa faixa etária não tem tanto tempo quanto as gerações mais jovens, então os segundos contam;
sensorial. Tire o máximo proveito das telas de toque dos usuários com furtos, não toques.
Geração X
Geração X é um termo aplicado à geração de pessoas nascidas entre 1963 e 1980. O mais importante para a geração X é a confiança no futuro e uma sensação de estabilidade. A geração X é pragmática, responsável e prefere a liberdade de escolha. Ao mesmo tempo, apesar de seu conservadorismo, eles aprendem rapidamente a interagir com soluções digitais que são construídas com base nos princípios da correspondência um-para-um.
Regras básicas para criar uma excelente interface de usuário para esta geração:
nada extra. Não se concentre na animação e em outros elementos de distração. Ao mesmo tempo, quanto menos opções os usuários tiverem para escolher, melhor;
menos criatividade. Essa geração geralmente não gosta de soluções não padronizadas, portanto, é improvável que a marcação criativa não tradicional os agrade;
feedback constante. Para longas cadeias de ações, forneça alguns ciclos de feedback para que seus usuários saibam se estão no caminho certo;
explicações textuais. Esta geração não é mais infantil, portanto, se necessário, sempre forneça pistas e explicações textuais abrangentes.
Geração Silenciosa
A Geração Silenciosa é a geração de pessoas nascidas aproximadamente entre 1928 e 1945. Obviamente, trata-se de pessoas idosas, cuja maioria das vidas passou sem digitalização. Portanto, devido à sua idade e características fisiológicas, podem apresentar problemas mesmo com as interfaces mais primitivas.
É por isso que, em vez de uma lista padrão de atributos de interface adequados para essa faixa etária, recomendamos que você estude as disposições geralmente aceitas (como W3C ) que determinam a acessibilidade da interface do usuário para grupos de usuários com deficiências físicas.
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