Na internet, as ferramentas estratégicas de Marketing são a engrenagem de um negócio. Sem elas, as estratégias de divulgação jamais poderiam ser tão precisas e sofisticadas, e o poder dos profissionais cairia drasticamente, seja no planejamento, seja na otimização de resultados.
Por isso é tão importante conhecê-las e, principalmente, saber escolher as melhores, de acordo com as necessidades do seu negócio. É claro que existem soluções que dispensam qualquer questionamento, pois já se tornaram essenciais para todos os tipos de empreendimento. Entretanto, há também plataformas que atendem a objetivos específicos e que merecem uma boa avaliação.
Neste artigo, vamos abordar esse assunto em detalhes, apresentando as principais ferramentas estratégicas de marketing digital, além de orientações importantes para ajudar a montar a sua caixinha de soluções.
Quais são as principais ferramentas estratégicas de Marketing do mercado?
Naturalmente, você deseja escolher ferramentas que sejam realmente úteis e que entreguem um bom retorno sobre seu investimento. Nem sempre a plataforma mais popular ou que está “bombando” no momento é aquilo que o seu negócio precisa. É fundamental estudar o mercado, mas também, fazer uma análise interna do seu empreendimento.
Confira abaixo as ferramentas de marketing que mais fazem sucesso no mercado e que, claro, também contribuem para o crescimento de milhares de empresas do Brasil e do mundo.
1. Studio
A Studio é uma plataforma focada em gerenciamento de Marketing de Conteúdo. Indicada para empresas que adotam esse tipo de estratégia e agências que prestam esse serviço para outras organizações.
Dentro dela, conseguimos criar fluxos de trabalho para o processo de produção de conteúdo envolvendo várias etapas e profissionais diferentes, porém, de maneira organizada e transparente. Dessa forma, ela permite desenvolver materiais em grande volume e de maneira escalável, com a vantagem de permitir a publicação direta no site e nas redes sociais.
2. Rock Stage
Rock Stage é uma plataforma de hospedagem, criação e gerenciamento de blogs, baseada em WordPress. Seu objetivo é tornar esse processo o mais simples possível, dispensando qualquer conhecimento técnico ou a contratação de desenvolvedores.
A ferramenta oferece tudo o que é necessário para ter um site estável e com alto desempenho na internet, como monitoramento contínuo, soluções de segurança, HTTPS e backups automáticos. Tudo isso, dentro de um serviço de hospedagem premium com servidores dedicados.
3. Ion
Ion é uma plataforma para criação e gerenciamento de conteúdos interativos, como quizzes, questionários, calculadoras virtuais, bibliotecas, mapas e gráficos dinâmicos. Esse tipo de aplicação tem sido cada vez utilizado pelas empresas para aumentar o engajamento do público e obter dados que materiais estáticos não são capazes de coletar.
Embora seja, essencialmente, uma ferramenta de criação, ela conta com um generoso pacote de recursos para monitorar e otimizar resultados. Há possibilidade, inclusive, de programar testes A/B com gerenciamento de tráfego automático.
4. Search Console
O Google Search Console é uma espécie de painel de controle para os sites que têm páginas indexadas em seu buscador. Dentro dele, conseguimos entender o comportamento e o desempenho das páginas nas SERPs, e ainda contamos com dicas para resolver problemas e melhorar os nossos resultados.
De maneira geral, a ferramenta nos ajuda a entender como o Google lê os títulos, descrições, imagens e o conteúdo como um todo, bem como o fluxo de tráfego. É possível saber, por exemplo, para quais palavras-chave os seus posts estão rankeando e, a partir daí, providenciar melhorias.
5. Google Analytics
O Google Analytics é a ferramenta de monitoramento de marketing digital mais utilizada no mundo. Assim como o Search Console, ela é totalmente gratuita e está vinculada aos grandes bancos de dados do buscador.
A plataforma oferece os mais diversos recursos, mas seu principal objetivo é nos ajudar a entender o comportamento das pessoas dentro do nosso site. Em seu painel, descobrimos a origem dos visitantes, as páginas mais visitadas, os conteúdos mais rejeitados, o perfil das pessoas que acessam o site e muito mais.
6. SemRush
A SemRush é referência mundial em SEO. Sua plataforma conta com vários mecanismos para ajudar a estudar o mercado e aprimorar a performance das páginas nos resultados de pesquisa, além de ferramentas também focadas em tráfego pago e mídias sociais.
A plataforma oferece um período de experimentação, mas para utilizá-la de forma definitiva, é preciso contratar um plano pago. Há opções para diferentes necessidades e tipos de negócio, mas a escolha também depende dos seus objetivos de divulgação.
7. Ubersuggest
O Ubersuggest chama a atenção por oferecer uma grande quantidade de funcionalidades gratuitas e por ser comandado pelo famoso guru do Marketing Digital, Neil Patel. O seu maior destaque, porém, está no planejamento de SEO, em especial, nos recursos de pesquisa de palavras-chave.
Outro ponto que contribui para o sucesso do serviço é a sua interface simplificada. Tudo está disponível de maneira fácil e dicas são apresentadas constantemente. Isso permite que pessoas que estão começando na área se desenvolvam com mais rapidez e tranquilidade.
8. ActiveCampaign
A ActiveCampaign é uma plataforma CRM com recursos de automação para email marketing, chat e vendas. É uma das primeiras empresas que surgiram nesse mercado, e uma das mais populares do mundo.
Atualmente, a marca se posiciona como uma solução de Customer Experience Automation, uma vez que reúne o gerenciamento de diversos canais de atendimento, permitindo que seus clientes ofereçam uma experiência multicanal.
9. RD Station
Ainda dentro dos CRMs, não podíamos deixar de citar a RD Station, solução de automação de marketing brasileira que é líder no país. O principal objetivo da ferramenta é ajudar empresas a se comunicar com o público de maneira inteligente, e disponibiliza vários recursos de automatização e segmentação para isso.
O fato de ser uma empresa do Brasil favorece o custo-benefício em relação a concorrentes que cobram em dólar. Além disso, o atendimento é inteiramente feito por colaboradores brasileiros.
10. Hootsuite
Por fim, temos a Hootsuite, uma das maiores e mais queridas plataformas para gestão de mídias sociais do mundo. Dentro dela, você cuida da presença da sua marca em todas redes, automatizando publicações e gerenciando seus resultados.
Seu principal objetivo é simplificar a gestão de perfis corporativos, mas suas funcionalidades também contribuem para a melhora do atendimento das empresas.
Como escolher as ferramentas mais adequadas para o seu negócio?
Para escolher as ferramentas certas, o básico que você deve fazer é pesquisar bastante sobre cada uma delas, compará-las e definir quais se adéquam melhor às suas necessidades e ao seu orçamento.
Adotar estratégias de planejamento também ajuda a definir as principais carências do seu negócio e ilustrar seus potenciais e benefícios para direcionar seus investimentos em plataformas de Marketing.
A principal dica prática é testar. Experimente recursos gratuitos, versões limitadas ou planos mais acessíveis para descobrir se as soluções entregam realmente o que prometem, e se suas funcionalidades realmente agregam valor ao seu negócio e às suas ações de gestão e divulgação.
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