7 lugares no site onde os usuários contam com sua criatividade
- CH34 Creative
- 4 de nov. de 2022
- 3 min de leitura
Ideias criativas sempre foi algo que todos quiseram para qualquer tipo de produto, sem dúvidas. Mas em muitos pontos, para facilitar a vida dos usuários, usar uma nova ideia não é melhor que seguir padrões já estabelecidos. É preciso avaliar em quais locais cabem inovações e em quais isso não é adequado.
Quando a criatividade tem o direito de existir?
A criatividade é ideal quando for útil para ajudar a alcançar os objetivos do negócio ou dos usuários. Embora você possa perguntar diretamente ao proprietário do site sobre as metas de negócios, é improvável que descubra as necessidades dos usuários com tanta facilidade (até porque eles não serão capazes de explicar com precisão o que há de errado com a interface). Em particular, sua criatividade não deve ir contra:
interface de usuário intuitiva;
posicionamento previsível de elementos de navegação;
a presença da funcionalidade “essencial” na forma usual;
a simplicidade do conteúdo;
brevidade e clareza do fluxo do usuário, mesmo em microinterações ;
tempo de download permitido (não mais de três segundos).
Lugares no site onde vale a pena mostrar criatividade
Embora não dê para dizer exatamente onde a chave é ser criativo (caso contrário, todos os sites seriam parecidos), existem alguns lugares onde essas ideias fariam mais sentido. Confira a seguir.
Estados vazios
Mesmo que você crie um site para fins governamentais, onde a formalidade é bem-vinda, você não deve deixar o usuário sem saber o que fazer em seguida e não preencher espaços vazios com nada.
Em particular, uma boa redação é fundamental. Pense em como incentivar seu público a agir em seu site – talvez uma frase como: “Nada aqui ainda, mas você pode preenchê-lo com suas notas/produtos/postagens curtidas, etc.”.

Integração
Em termos de primeira experiência do usuário, é importante manter os recém-chegados de seu site da forma mais discreta possível. Aqui, como no caso anterior, você precisará de redação de alta qualidade e dicas suspensas.
Além disso, em quase todos os sites há um lugar onde é muito fácil confundir um novo visitante. Portanto, seria apropriado convidar os usuários a entrar em contato com o suporte do site ou apresentar várias opções para escolher para onde ir.

Páginas de erro
Exibir um erro 404 ao usuário com uma mensagem seca “Erro 404” é uma abordagem muito chata. É muito melhor acompanhar a mensagem com uma foto engraçada e oferecer várias opções de navegação para outras páginas (incentivar o visitante a não ir embora).
Em qualquer caso, todos os erros típicos (404, 407, 408, 500, 502, 503, etc.) devem ser adaptados `a identidade de design do site e personalizados para um visitante específico. Nesse caso, sua criatividade permitirá que você economize taxas de conversão mesmo para aqueles usuários que não encontraram exatamente o que procuravam lá.

Carregando ícones e animações
Existem sites onde você pode fazer upload de um ícone de carregamento animado, mas se o seu site tiver um estilo diferenciado, é interessante criar algo do zero.
Nesse caso, você mais uma vez enfatizará como seu design é cuidadoso e os usuários poderão estar certos que seu site, do início ao fim, foi criado com originalidade.

Tela sem internet
Todos conhecemos o tiranossauro construindo — um conjunto de pixels que aparece na tela do usuário quando em qualquer um dos serviços da web do Google a conexão com a Internet é interrompida.
Aliás, muitos gigantes digitais “pecam” com esse design corporativo. Então, por que não pegar um exemplo deles e criar algo próprio para esta tela? É aí que sua criatividade entra em ação.

Notificações
E de volta ao copywriting. É muito importante nas notificações não apenas transmitir sua mensagem de forma clara e direta ao usuário final, mas também fazê-lo de forma diferenciada, com o tom de voz da sua “marca”.
Por exemplo, você pode adicionar um pouco de humor às suas dicas ou abordar algum tópico do dia. O principal é que seu senso de humor não ofenda acidentalmente ninguém.

E-mails de suporte
E, finalmente, algumas palavras sobre o design de e-mails de suporte técnico. Primeiro de tudo, você precisará adotar um modelo. Além da personalização, certifique-se de que todos os elementos visuais deste modelo correspondam ao estilo do seu site.
Você pode adicionar criatividade postando uma animação divertida ou um texto original. Também é altamente desejável que o texto seja carregado independentemente dos objetos gráficos.

É isso
Esperamos ter ajudado você a encontrar um equilíbrio entre fantasia e racionalidade, e agora você aplicará criatividade no design de interfaces de usuário apenas onde for necessário. Para ter certeza de que fez tudo certo, confira a lista que fornecemos no início do artigo. Então boa sorte!
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