top of page
logo-2-ch34-marketing-digital-agencia-sp.png

7 lugares no site onde os usuários contam com sua criatividade

  • Foto do escritor: CH34 Creative
    CH34 Creative
  • 4 de nov. de 2022
  • 3 min de leitura

Ideias criativas sempre foi algo que todos quiseram para qualquer tipo de produto, sem dúvidas. Mas em muitos pontos, para facilitar a vida dos usuários, usar uma nova ideia não é melhor que seguir padrões já estabelecidos. É preciso avaliar em quais locais cabem inovações e em quais isso não é adequado.


Quando a criatividade tem o direito de existir?


A criatividade é ideal quando for útil para ajudar a alcançar os objetivos do negócio ou dos usuários. Embora você possa perguntar diretamente ao proprietário do site sobre as metas de negócios, é improvável que descubra as necessidades dos usuários com tanta facilidade (até porque eles não serão capazes de explicar com precisão o que há de errado com a interface). Em particular, sua criatividade não deve ir contra:


  • interface de usuário intuitiva;

  • posicionamento previsível de elementos de navegação;

  • a presença da funcionalidade “essencial” na forma usual;

  • a simplicidade do conteúdo;

  • brevidade e clareza do fluxo do usuário, mesmo em microinterações ;

  • tempo de download permitido (não mais de três segundos).


Lugares no site onde vale a pena mostrar criatividade


Embora não dê para dizer exatamente onde a chave é ser criativo (caso contrário, todos os sites seriam parecidos), existem alguns lugares onde essas ideias fariam mais sentido. Confira a seguir.



Estados vazios


Mesmo que você crie um site para fins governamentais, onde a formalidade é bem-vinda, você não deve deixar o usuário sem saber o que fazer em seguida e não preencher espaços vazios com nada.


Em particular, uma boa redação é fundamental. Pense em como incentivar seu público a agir em seu site – talvez uma frase como: “Nada aqui ainda, mas você pode preenchê-lo com suas notas/produtos/postagens curtidas, etc.”.



Integração


Em termos de primeira experiência do usuário, é importante manter os recém-chegados de seu site da forma mais discreta possível. Aqui, como no caso anterior, você precisará de redação de alta qualidade e dicas suspensas.


Além disso, em quase todos os sites há um lugar onde é muito fácil confundir um novo visitante. Portanto, seria apropriado convidar os usuários a entrar em contato com o suporte do site ou apresentar várias opções para escolher para onde ir.



Páginas de erro


Exibir um erro 404 ao usuário com uma mensagem seca “Erro 404” é uma abordagem muito chata. É muito melhor acompanhar a mensagem com uma foto engraçada e oferecer várias opções de navegação para outras páginas (incentivar o visitante a não ir embora).


Em qualquer caso, todos os erros típicos (404, 407, 408, 500, 502, 503, etc.) devem ser adaptados `a identidade de design do site e personalizados para um visitante específico. Nesse caso, sua criatividade permitirá que você economize taxas de conversão mesmo para aqueles usuários que não encontraram exatamente o que procuravam lá.



Carregando ícones e animações


Existem sites onde você pode fazer upload de um ícone de carregamento animado, mas se o seu site tiver um estilo diferenciado, é interessante criar algo do zero.


Nesse caso, você mais uma vez enfatizará como seu design é cuidadoso e os usuários poderão estar certos que seu site, do início ao fim, foi criado com originalidade.



Tela sem internet


Todos conhecemos o tiranossauro construindo — um conjunto de pixels que aparece na tela do usuário quando em qualquer um dos serviços da web do Google a conexão com a Internet é interrompida.


Aliás, muitos gigantes digitais “pecam” com esse design corporativo. Então, por que não pegar um exemplo deles e criar algo próprio para esta tela? É aí que sua criatividade entra em ação.



Notificações


E de volta ao copywriting. É muito importante nas notificações não apenas transmitir sua mensagem de forma clara e direta ao usuário final, mas também fazê-lo de forma diferenciada, com o tom de voz da sua “marca”.


Por exemplo, você pode adicionar um pouco de humor às suas dicas ou abordar algum tópico do dia. O principal é que seu senso de humor não ofenda acidentalmente ninguém.



E-mails de suporte


E, finalmente, algumas palavras sobre o design de e-mails de suporte técnico. Primeiro de tudo, você precisará adotar um modelo. Além da personalização, certifique-se de que todos os elementos visuais deste modelo correspondam ao estilo do seu site.


Você pode adicionar criatividade postando uma animação divertida ou um texto original. Também é altamente desejável que o texto seja carregado independentemente dos objetos gráficos.



É isso


Esperamos ter ajudado você a encontrar um equilíbrio entre fantasia e racionalidade, e agora você aplicará criatividade no design de interfaces de usuário apenas onde for necessário. Para ter certeza de que fez tudo certo, confira a lista que fornecemos no início do artigo. Então boa sorte!

Comments


bottom of page